Grande Fórum de Defesa das Águas,
domingo, dia 4 de setembro, a partir das 9:00h,
no Espaço Panorama, no Lago Norte.
Existem, hoje, no Distrito Federal, diversas áreas rurais, com características rurais inseridas em macrozona urbana, produtoras de água e alimentos orgânicos, que precisam ser preservadas e cuidadas, para que o futuro da Cidade não seja comprometido.
Vivemos tempos de grandes riscos. Uma nova crise de escassez hídrica não está descartada.
O Cerrado de Brasília resiste, preservado pela população e abandonado pelo Estado. Resiste nas manchas rurais da Serrinha do Paranoá, Lago Oeste, Taguatinga, Águas Emendadas e Planaltina, Park Way, São Sebastião, Brazlândia, nas áreas com características rurais de todas as regiões periurbanas da cidade.
De um lado, temos a comunidade agindo para preservar, e de outro vemos os órgãos do GDF omissos em suas atribuições funcionais. Os projetos de expansão urbana precisam ser repensados, considerando o que esperamos para o futuro das próximas gerações. Não podemos seguir cometendo os mesmos erros na ocupação dessas áreas ambientalmente sensíveis.
Se a especulação imobiliária e a busca insensata pelo lucro rápido, e o desrespeito ao conhecimento já revelado persistirem, não serão apenas os moradores dessas regiões que sentirão os impactos. As águas do Distrito Federal precisam ser preservadas, porque a falta delas será a face mais visível de um desastre que poderá comprometer a vida de tudo na natureza, inclusive a nossa.
Preservar todas as regiões produtoras de água é pauta prioritária para garantir o futuro da Cidade. Os governos não podem seguir acumulando erros, ignorando informações e legislações que revelam a sensibilidade e importância estratégica da preservação e regularização dessas áreas, segundo suas vocações. Regularizar as áreas legitimamente ocupadas para preservar a região é fundamental.
Entidades de preservação, associações de moradores e instituições de pesquisa e ensino de todas as regiões produtoras de água, se juntaram para criar o Fórum em Defesa das Águas, e atuarem de forma articulada na preservação do território e das Águas do Distrito Federal.
O evento organizado pelo Fórum, recém criado, o II ATO POLÍTICO PELA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS, e PELO FUTURO DO DISTRITO FEDERAL, será uma oportunidade para reunir candidatos ao GDF e apresentar a importância dessa causa.
Será no dia 4 de setembro, a partir das 9 horas, no Espaço Panorama, Núcleo Rural do Tamanduá, Lago Norte.
Esperamos que todos os candidatos ao cargo de governador compareçam para conversar, ouvir a comunidade e apresentar seus planos para essas regiões.