Para preservar é necessário conhecer. Sabemos da importância ecológica da Serrinha do Paranoá para Brasília, das mais de 100 nascentes mapeadas até agora, mas, e as plantas e animais que vivem na Região? Quais são? Como se distribuem? Com estas perguntas na cabeça e frente a gravidade das ameaças enfrentadas, um grupo de “cientistas cidadãos” criou o projeto “Salve a biodiversidade da Serrinha do Paranoá”, dentro da iNaturalist, uma plataforma mundial de coleta de dados sobre biodiversidade. Nela, as pessoas comuns são convidadas a postar fotos da natureza a seu redor, com a devida localização. Este material é repassado a cientistas que ajudam na identificação do que foi recolhido e que usam as informações disponibilizadas em suas pesquisas.

foto: Eric Fischer Rempe

Assim, no dia 29 de abril de 2022, a comunidade da Escola da Árvore, junto com a da Serrinha, lançou mão de seus celulares e foi a campo levantar as espécies existentes.  Até o momento da escritura deste texto, foram feitas 4.235 observações, dentre as quais se conseguiu identificar 1.033 espécies diferentes de seres vivos, em um espectro que vai dos humanos aos fungos.

O projeto segue aberto para quem quiser contribuir. Basta criar uma conta no iNaturalist, se associar ao “Salve a biodiversidade da Serrinha do Paranoá”, fazer os registros e enviá-los para a plataforma. Você vai gerar conhecimento e ajudar a preservar a Serrinha do Paranoá.

>acesse o projeto