A ASSOCIAÇÃO REDE DE PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA SERRINHA DO PARANOÁ (PRESERVA SERRINHA), entidade criada em 2 de fevereiro de 2022, veio formalizar um movimento de defesa do território da Serrinha que já existia há décadas na região.

A Serrinha do Paranoá se localiza entre os Bairros do Varjão e do Paranoá, na Região Administrativa do Lago Norte, em Brasília, e abriga treze Núcleos Rurais. Englobando as sub-bacias do Lago Paranoá e do Ribeirão do Torto, esta é uma área de proteção ambiental com inúmeros cursos d’água, nascentes e uma extensa cobertura de vegetação, que se destaca pela proximidade do Plano Piloto e por sua importância no abastecimento de água da cidade. Devido a sua localização privilegiada e pelo fato de ter se mantido preservada ao longo dos anos, esta Região é alvo constante de especulação imobiliária e da ação de grileiros.

Dentro deste contexto, a Associação Preserva Serrinha se estruturou com o objetivo de convergir esforços e organizar as frentes de mobilização voltadas para a regularização das áreas ocupadas e cuidadas pelos habitantes, de lutar pela preservação das nascentes e áreas de cerrado nativos e recuperados e pela melhoria das condições de vida da população que neste território desde antes da inauguração de Brasília.

Embora criada recentemente, nossa Associação tem origem no Grupo de Trabalhos da Serrinha do Paranoá, que atua há mais de 10 anos em defesa da Região e é constituído por moradores, instituições e ativistas cientes da importância da Serrinha para a produção de água limpa, alimentos e vida.

O Grupo de Trabalho apoiou o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal), a atuação do Ministério Público, diversas pesquisas feitas pela Universidade de Brasíllia, iniciativas de produção orgânica de alimentos e inúmeras entidades comprometidas com a Região. Realizou audiências públicas, idealizou e difundiu as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios e estruturou as Ecotrilhas da Serrinha.  O Projeto Águas, que teve início em 2015, mapeou mais de 100 nascentes, inúmeras áreas de recarga de aquífero que abastecem o Lago Paranoá com água de qualidade e recuperou dezenas delas em mutirões educativos da comunidade.

Trata-se de uma longa história de combate incansável à grilagem, de estudos e de promoção da Região da Serrinha do Paranoá que ganha força e continuidade através da Associação Preserva Serrinha. Vivemos nesse território diverso e ele vive em nós!